A perda de produtos por alterações de temperatura ocorre quando as mercadorias se deterioram, sofrem danos ou têm suas funções comprometidas devido a variações inadequadas de temperatura durante o armazenamento ou transporte.
Este é um desafio na gestão logística de muitos setores onde a manutenção de condições térmicas específicas é vital para preservar a qualidade e a segurança dos produtos.
Neste artigo, nosso CEO e especialista em qualidade no transporte de produtos sensíveis, Afonso Moreira, vai indicar estratégias eficazes para resolver os maiores problemas de perda de produtos devido a alterações de temperatura.
Além de mostrar soluções inovadoras, apresentará práticas que podem ser implementadas para garantir a integridade dos seus produtos, proteger seus investimentos e atender às exigências regulatórias para determinados mercados.
Vamos acompanhar?
Produtos sensíveis à temperatura e seus desafios para a gestão logística.
De modo geral, o transporte de cargas sensíveis requer cuidados específicos para que as mercadorias e produtos não sofram danos ou avarias no decorrer do trajeto, embarque e desembarque.
No entanto, os produtos sensíveis à temperatura apresentam um nível de complexidade maior, que exige atenção meticulosa e estratégias eficazes para garantir a integridade e a qualidade durante o transporte.
Afonso ilustra isso com exemplos que demonstram bem a perda de produtos por alterações de temperatura:
- Vinhos: Podem ter suas características comprometidas pelas diferenças de temperatura, como descoloração, oxidação e alterações de aroma. Além disso, danos por queda física, choques e solavancos durante a movimentação e transporte.
- Obras de Arte: Pinturas, esculturas e outros objetos de arte valiosos requerem ambientes de temperatura e umidade cuidadosamente controlados para evitar danos, como rachaduras, descoloração e deterioração dos materiais.
- Eletrônicos: Componentes sensíveis, como chips, sensores e baterias, podem sofrer danos irreversíveis quando expostos a temperaturas extremas. O calor excessivo pode causar superaquecimento e mau funcionamento, enquanto o frio extremo pode levar à condensação e corrosão.
- Alimentos: A segurança e a qualidade dos alimentos perecíveis, como frutas, vegetais, carnes e frutos do mar, são diretamente afetadas pelas temperaturas de transporte e armazenamento. A exposição a temperaturas fora da faixa ideal pode levar ao crescimento de bactérias nocivas, deterioração, perda de sabor, textura e valor nutricional.
Estes são apenas alguns exemplos de produtos que sofrem perdas significativas por alterações de temperatura. Existem outros mais que exigem dos gestores logísticos soluções eficazes para mitigar os fatores de risco durante o transporte.
Como resolver a perda de produtos por alteração de temperatura?
Para muitos produtos, a embalagem é a primeira linha de defesa. Ela é projetada para proteger contra impactos e facilitar a movimentação da carga.
Há casos em que a embalagem é projetada com proteções térmicas para minimizar as perdas de produtos contra alterações leves de temperatura.
Mesmo combinada ao item que estiver sendo transportado e às condições do transporte, a embalagem pode não ser suficiente.
Então, serão necessárias estratégias para mitigar a perda no transporte de produtos sensíveis à temperatura. E isso requer entender e saber as condições do transporte.
“Para minimizar os riscos, todos os envolvidos na logística precisam conhecer as condições que os produtos experimentam durante o transporte.” (Afonso Moreira)
Indicações de mau acondicionamento e condições das embalagens ajudam a identificar o modo em que a carga ou produto foi manuseado e se foi exposto à oscilações de temperatura que provocaram danos e avarias.
O que fazer então para minimizar os fatores de risco das oscilações de temperatura em produtos sensíveis?
Afonso, destaca algumas estratégias que devem ser implementadas para mitigar os desafios do transporte de produtos sensíveis à temperatura. Vamos a elas:
1. Monitoramento de temperatura em tempo real
Utilizar tecnologias de monitoramento para rastrear as temperaturas durante todo o processo de transporte, permitindo a detecção precoce de flutuações e a intervenção oportuna.
2. Embalagem com temperatura controlada
Projetar e utilizar embalagens especializadas que mantenham a temperatura ideal do produto durante o transporte, utilizando materiais isolantes, refrigerantes e tecnologias de controle de temperatura.
3. Protocolos de manuseio rigorosos
Estabelecer e seguir procedimentos operacionais padrão (SOPs) detalhados para o manuseio, armazenamento e transporte de produtos sensíveis à temperatura, garantindo a manutenção da cadeia de frio.
4. Treinamento e Conscientização
Treinar todos os funcionários envolvidos no processo de transporte sobre a importância do controle de temperatura e as melhores práticas para o manuseio de produtos sensíveis.
5. Validação de equipamentos
Verificar e validar regularmente o desempenho dos equipamentos de controle de temperatura, como unidades de refrigeração, contêineres refrigerados e sistemas de armazenamento, para garantir seu funcionamento correto.
6. Gerenciamento de transbordo
Implementar procedimentos eficientes para minimizar o tempo de espera e garantir a manutenção da temperatura durante o transbordo de produtos entre diferentes modos de transporte.
7. Seleção adequada do tipo de transporte
Escolher o tipo de transporte mais apropriado com base nos requisitos de temperatura do produto, na distância a ser percorrida e no tempo de trânsito.
8. Comprometimento em toda a cadeia logística
Promover uma cultura de gestão de qualidade na logística de produtos sensíveis à temperatura além da empresa. Também com todos os parceiros da cadeia de suprimentos, como fornecedores, transportadores e distribuidores.
A falta de comprometimento de alguns atores pode causar falhas no processo, como falhas no controle de temperatura, atrasos ou manuseio inadequado dos produtos.
Ao abordar esses desafios de forma proativa, é possível à gestão logística garantir a integridade, a qualidade e a segurança dos produtos sensíveis à temperatura durante o transporte, protegendo os interesses financeiros, a reputação e, mais importante, a saúde e o bem-estar dos consumidores.
Você já parou para calcular os custos com a perda de produtos por alterações de temperatura?
“A logística de produtos sensíveis é uma atividade que esconde muitas perdas financeiras. A empresa que tem cultura de qualidade na gestão logística sabe que o retorno do investimento (ROI) em soluções de tecnologia é certo e garantido.” (Afonso Moreira – CEO AHM Solution)
Para garantir a qualidade no transporte de produtos sensíveis à temperatura é preciso implementar medidas pró-ativas. Só assim consegue-se reduzir ou eliminar os fatores de risco durante todo o processo logístico.
Deixar o problema surgir para depois agir, vai custar bem mais caro.
E aqui a AHM Solution tem muito a contribuir com as empresas que necessitam garantir a integridade física e funcional nas movimentações e transporte de suas cargas sensíveis a oscilações de temperatura.
Veja como!
Tecnologia de monitoramento e registro das condições de manuseio, armazenamento e transporte.
A AHM Solution tem uma forma singular e eficiente de implementar soluções que auxiliam as empresas a aumentar a diminuir os riscos de perda de produtos por alterações de temperatura no manuseio, armazenamento e transporte. Tornando-as ainda mais competitivas e aumentando o valor agregado em sua área de atuação.
“Ao conhecer e controlar os principais fatores de risco em toda a cadeia logística de produtos e cargas sensíveis à temperatura, podemos ajudar empresas a deixarem de absorver o custo de avarias em seu orçamento anual.” (Afonso Moreira)
Além de toda a expertise de diagnóstico de riscos e consultoria personalizada, a AHM Solution implementa soluções de tecnologia para minimizar e reduzir os impactos das perdas de produtos por alterações de temperatura.
Destaque para:
- Sistemas de Monitoramento Remoto: Dispositivos que permitem o controle em tempo real das condições de transporte, enviando alertas em caso de variações de temperatura.
- Sistemas de registro de dados: Coletam e armazenam informações sobre a temperatura, permitindo a análise e o acompanhamento da cadeia de frio.
Quer saber como implementar as soluções que proporcionam melhor produtividade, segurança e qualidade na gestão logística de produtos sensíveis a oscilações de temperatura?
Fale agora com um de nossos especialistas e agende uma visita!