Acidentes envolvendo pedestres e veículos de movimentação ainda são um dos principais fatores riscos para operações logísticas nas empresas. O maior deles é o atropelamento por empilhadeira. Por isso, é importante assegurar que os pedestres mantenham uma distância segura de veículos em movimentação.
Mas como fazer isso? É possível garantir que o risco de atropelamento seja ZERO?
No artigo de hoje vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse tema.
Qual a distância mínima que devemos manter da empilhadeira?
A distância mínima entre a empilhadeira e um pedestre dever ser de no mínimo 1 m (um metro).
Assim, as áreas de circulação e os espaços em torno de máquinas devem ser dimensionados de forma que o material, os colaboradores e os transportadores mecanizados possam movimentar-se com segurança.
Além disso, deve haver áreas reservadas para corredores e armazenamento de materiais, devidamente demarcadas com faixa nas cores indicadas pela NR 26.
Mas sabemos que em certas operações logísticas não há possibilidade de criar barreiras físicas, como guarda-corpo e grades, para separar o trânsito de pedestres.
O que fazer, então?
Como garantir um ambiente seguro para pedestres e empilhadeiras?
Muitas regras e normas de segurança tentam manter as pessoas a uma distância segura de veículos em movimento, mas o fator de risco ainda existe.
Isso porque elas geralmente dependem de fatores humanos. Seja o operador de empilhadeira ou pedestre, as regras de segurança vão depender muito do comportamento de trabalho seguro.
Basta um momento de desatenção ou não conformidade com as diretrizes de segurança para fazer com que alguém se aproxime de um veículo em movimento e corra o risco de se ferir ou causar um acidente fatal por atropelamento ou esmagamento.
Mesmo com algumas iniciativas de segurança como barreiras ou instruções para manter distância segura dos veículos em movimentação, ainda dependem de fatores humanos.
Além desses fatores humanos, as condições do ambiente costumam acrescentar outros riscos. Muitos armazéns têm pontos cegos onde os layouts obstruem a visão tanto do operador de empilhadeira quanto do pedestre vulnerável.
Da mesma maneira com pilhas e corredores estreitos formados por produtos estocados.
Estes problemas de fato dificultam a manutenção dos colaboradores a uma distância segura de veículos em movimento.
O que pode ser feito para manter veículos e pedestres separados, sem depender do comportamento humano e trabalhar em áreas de baixa visibilidade ou alto risco?
Sistema de detecção de Pedestres e Veículos
A melhor maneira de garantir a segurança na distância entre pedestres e veículos e movimentação é usar um sistema que detecta a aproximação de pessoas ou outros veículos. Eles conseguem reduzir drasticamente o número de acidentes com empilhadeiras.
Mas não pode ser qualquer sistema. Deve ser um que consiga penetrar por meio de barreiras físicas como a estocagem de produtos, pilastras, prateleiras e outros pontos cegos perigosos.
Ou seja, o sensor não pode usar tecnologia RFID.
Os sistemas de RFID utilizam tecnologia de rádio frequência que podem falhar em diversas situações devido as suas limitações de sinal. Além disso, não foram criados para esse fim.
A rádio frequência foi originalmente implantada nas operações logísticas para identificar caixas e produtos na operação e transporte logístico. Em outras palavras, fornecer informações para um sistema que armazena e faz o gerenciamento dos dados, para inventário e fins de controle de movimentação.
Saiba mais em nosso artigo Sistema RFID.
Qual tecnologia é mais segura que os sistemas por rádio frequência?
Para manter a distância segura entre pedestres e veículos em movimentação, o sistema de detecção e pedestres deve utilizar ondas eletromagnéticas.
A exemplo disso temos os sensores Hit-Not®. Ele é o mais confiável, preciso e consegue penetrar por meio de barreiras físicas como a estocagem de produtos, pilastras, prateleiras e outros pontos cegos perigosos.
Além de eliminar pontos cegos, o Hit-Not® indica a presença de pedestres e empilhadeiras e emite sinais de alerta de proximidade por meio de um sensor que forma um campo magnético poderoso. Assim, o dispositivo consegue criar uma área segura entre pedestres e empilhadeiras.
Luzes de alerta também ajudam a manter pedestres a uma distância segura de veículos em movimentação?
O feixe luz vermelha projetado no chão, também conhecido como Red Zone ou Luz de alerta lateral, pode, sim, ajudar nesse propósito. Vai indicar a distância segura entre empilhadeiras e pedestres.
Porém, ainda são propensas à dependência de fatores humanos.
Da mesma forma ocorre com farol anticolisão Blue Spotlight. Ele certamente vai ampliar a segurança na movimentação de materiais.
Além de um alerta visual para pedestres, este farol previne batidas entre veículos. É uma ferramenta indispensável para garantir a segurança em armazéns.
Contudo, para que o risco de acidente seja ZERO e se tenha a garantia de uma distância segura de veículos em movimentação, o melhor é usar o sistema de detecção de pedestres HIT-NOT.
Por que o HIT-NOT é melhor?
O Sistema de Detecção de Pedestres e Veículos (Hit-Not®) ajuda as empresas na difícil missão de manter pedestres e veículos distantes e em segurança.
Ele é um sistema de simples utilização que funciona com um Gerador de Campo Eletromagnético instalado na empilhadeira. O gerador possui dois níveis de detecção em formato elíptico. O sistema varre os 360° ao redor do veículo, garantindo o alerta quando ocorre uma aproximação entre veículo e pedestre.
Com o pedestre fica o Dispositivo de Alerta Pessoal, que capta as ondas eletromagnéticas emitidas pelo Gerador e emite um alerta sonoro e luminoso, informando o pedestre da presença de veículos próximos da área de detecção.
O Hit-Not® divide a responsabilidade entre pedestres e operadores de veículos de movimentação de materiais com alerta visual e sonoro para ambos quando ocorre a aproximação.
Conheça mais sobre essa e outras soluções da AHM Solution do Brasil para ampliação da segurança em áreas de movimentação de materiais.