Sabia que muitos acidentes de trabalho nas empresas são com empilhadeiras? Uma das principais causas destes acidentes nas indústrias é o atropelamento com empilhadeiras.
Infelizmente, na maioria das vezes, eles ocorrem por falta de cuidado, falhas na prevenção ou por negligenciamento das normas de segurança.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2015 foram registrados 1.339 acidentes do tipo no Brasil, sendo que a maioria dos casos envolveu empilhadeiras.
Para diminuir os riscos de atropelamentos com empilhadeiras é importante que todos os envolvidos na movimentação de carga estejam atentos às normas de segurança.
Além disso, é necessário fazer um planejamento adequado das tarefas e identificar as áreas onde serão realizadas as movimentações.
Mas será que tudo isso é suficiente para minimizar o risco de atropelamento com empilhadeira e garantir uma operação segura?
Em nosso artigo de hoje você conhecerá algumas dicas e soluções para garantir maior segurança nas movimentações de carga.
Empilhadeiras e os atropelamentos: como acontecem?
As empilhadeiras são indispensáveis para movimentar cargas nas empresas de logística e indústrias de modo geral. Porém, elas também representam um grande risco de acidentes, como atropelamentos.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as principais causas de atropelamento com empilhadeiras são:
- Falta de treinamento: Muitos operadores de empilhadeiras não recebem treinamento adequado sobre como usar corretamente sua máquina. Isso pode levar à operação incorreta da máquina e aumentar o risco de acidentes com empilhadeiras.
- Falta de visibilidade: atropelamento com empilhadeiras ocorre principalmente porque o operador não consegue ver a pessoa que está circulando na área de trabalho. Isso pode ser devido à falta de iluminação adequada, presença de obstáculos, pilhas de mercadorias, equipamentos estacionados ou fluxo incorreto no ambiente de trabalho. Estes são fatores que bloqueiam a visibilidade e provocam pontos cegos para a empilhadeira.
- Operadores distraídos: é comum que os operadores se distraiam enquanto movimentam as cargas com as empilhadeiras. Isso, além de diminuir sua concentração, aumenta o risco de acidentes.
- Movimentações bruscas: outros acidentes ocorrem quando o operador da empilhadeira faz movimentos bruscos enquanto está manobrando a carga. Esses movimentos podem derrubar a carga ou atingir uma pessoa que esteja no caminho.
- Falta de manutenção das empilhadeiras: as empilhadeiras precisam passar por manutenções periódicas para funcionarem corretamente. Sem manutenções preventivas, podem apresentar problemas nos freios ou nos motores. Como resultado, aumentam o risco de acidentes por atropelamento com empilhadeiras.
- Circulação de pedestres nas vias para empilhadeiras: o primeiro mandamento para não ter acidentes por atropelamento é não deixar pedestres e veículos de movimentação circularem no mesmo local. Mas, infelizmente, isso ainda ocorre em muitas empresas por não conseguirem manter as pessoas a uma distância segura de veículos de movimentação.
Diante dessas principais causas, quais medidas de segurança para minimizar os riscos que podem provocar o atropelamento de empilhadeiras?
Vamos às dicas para evitar que isso aconteça em sua empresa.
5 dicas para evitar atropelamento com empilhadeiras:
Prevenção
A principal forma de evitar atropelamentos com empilhadeiras é adotar medidas de prevenção. Elas incluem:
- Monitorar o tráfego de empilhadeiras e outros veículos na área;
- Garantir que as empilhadeiras estejam sempre equipadas com os dispositivos de segurança necessários, como alarme sonoro, luzes de demarcação de área (red zone) ou luzes piscantes;
- Manter a área de movimentação de carga bem iluminada;
- Impedir ou reduzir ao máximo o fluxo de pessoas nas áreas de trabalho da empilhadeira;
- Sinalizar claramente as áreas onde há risco de atropelamento;
- Verificar se a área onde a empilhadeira estará trabalhando está desobstruída;
- Fazer inspeções periódicas nas empilhadeiras.
Operadores
- Capacitar os operadores das empilhadeiras para que eles possam trabalhar de forma segura.
- Não fazer movimentos bruscos com a empilhadeira;
- Reduzir a velocidade ao passar por áreas onde há pessoas;
- Sempre seguir as normas de segurança e instruções do manual de operações da empilhadeira;
- Atenção redobrada nas aproximações e cruzamentos com pedestres ou outros veículos em movimento principalmente nos chamados pontos cegos.
Equipamentos de segurança
Não basta apenas disponibilizar EPIs como capacetes, botas e coletes de segurança refletivos. Isso não é suficiente para impedir que ocorra um atropelamento com empilhadeiras.
É preciso ir além e usar soluções de tecnologia que garantam as medidas de segurança para empilhadeiras. Assim, possibilita que as empresas levem o risco de acidentes ao número mais baixo ou a zero.
Destacamos algumas soluções da AHM Solution do Brasil para minimizar os riscos de atropelamentos de pedestres com empilhadeiras:
Farol de alerta lateral Blue Spot – é acoplado na empilhadeira uma luz azul que fica apontada para o chão e ilumina o ambiente operacional, muitos metros à frente e atrás da empilhadeira. Sendo assim, qualquer pessoa verá a luz azul e saberá da aproximação da máquina.
Alerta lateral Red Zone – é um dispositivo que emite luz vermelha nas laterais da empilhadeira. Isso garante a delimitação do espaço seguro entre empilhadeiras e pedestres.
Sistema de detecção de pedestre e empilhadeira Hit Not® – alerta que controla com confiabilidade e precisão o tráfego de operadores e pedestres na área operacional. O sensor do Hit-Not® utiliza tecnologia de campo magnético que, ao contrário dos sistemas de RFID, consegue ultrapassar barreiras físicas como a estocagem de produtos, pilastras, prateleiras e outros pontos cegos perigosos.
Câmeras em ponto cego – empilhadeiras grandes podem tornar as operações mais difíceis e perigosas. A instalação de câmeras específicas ajuda a minimizar os riscos de atropelamentos com empilhadeiras. Desse modo, aumenta a segurança e facilita as manobras com empilhadeiras.
Conheça as nossas soluções para reduzir o risco com pontos cegos nas operações com empilhadeiras. Somos especializados em garantir a segurança e produtividade na movimentação de cargas. Fale com um de nossos técnicos.