Como uma boa auditoria logística pode reduzir os custos com frete da sua empresa?
Quem trabalha com processos logísticos sabe que sempre há espaço para otimizações e melhorias, e é justamente essa a função da auditoria logística. Ela é um diagnóstico feito para analisar possíveis disfunções dentro de uma empresa, assim, promovendo melhorias que resultem em sucesso para todas as etapas do processo logístico, tais como: fatores Inbound (transporte, armazenagem e entrega de bens e serviços para dentro de um negócio) e Outbound (processo de descarga diretamente para os clientes).
Por envolver praticamente todas as etapas de uma cadeia logística, a auditoria logística é uma peça essencial para qualquer empresa que deseja aprimorar constantemente suas operações. Por isso, selecionamos abaixo os seus principais benefícios e como aplicá-la com êxito em sua empresa. Confira.
Quais os benefícios da auditoria logística?
Implementar uma auditoria logística em sua empresa resulta em benefícios como:
- Identificar quais métodos e procedimentos podem controlar gastos desnecessários;
- Auxiliar no levantamento de dados precisos;
- Desenvolver estratégias de logística mais coerentes com a realidade e proporcionar o sucesso de frota;
- Avaliar a qualidade do processo logístico de armazenamento, carregamento, transporte e entrega;
- Melhorar a administração de transporte, trazendo mais qualidade às operações;
- Mensurar o prazo de entrega e analisar a satisfação dos clientes;
- Mensurar as atividades de frete e buscar soluções para os problemas encontrados.
Todas essas informações obtidas através de uma auditoria logística são valiosas para as empresas, proporcionando processos mais eficientes, maior economia de tempo e recursos e, principalmente, a satisfação do seu cliente final.
Como fazer uma boa auditoria logística?
Todos os benefícios são vantajosos na teoria, mas e na prática? Como a sua empresa pode implementar a auditoria logística? Separamos em um passo a passo as melhores práticas para aplicá-la com eficiência em sua empresa:
- Estipule a eficácia dos objetivos propostos;
- Defina os requisitos do seu cliente e, em seguida, defina metas para poder colocar em prática;
- Analise as práticas logísticas que estão sendo adotadas no momento e detalhe uma por uma;
- Faça uma análise dos dados logísticos;
- Faça uma identificação das iniciativas e dos programas;
- Priorize os projetos;
- Estude, desenvolva e implemente o plano desenvolvido;
- Após implantado, avalie o desempenho e aplique melhorias, se necessário.
Claro, um bom plano de auditoria logística está sempre em desenvolvimento e não termina por aí. Estes são apenas os passos iniciais para desenvolver um bom planejamento e executá-lo com eficácia. Outra boa estratégia para promover melhorias em seus processos logísticos é consultar uma empresa especializada no assunto, como a AHM Solution. Oferecemos uma consultoria personalizada utilizando a metodologia Site Assessment, em que avaliamos processos e rotinas para implementar melhorias nos processos logísticos. Clique aqui para conhecer mais!