O transporte de transformadores exige atenção especial tanto da área de controle de qualidade como do setor de logística de transportes. Dada a complexidade, os custos envolvidos e seu alto valor agregado.
Desse modo, é importante que estes setores trabalhem juntos para garantir que o equipamento chegue ao destino sem qualquer risco de avarias no transporte.
No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre essa etapa da movimentação de transformadores no transporte e quais soluções existem para minimizar e até evitar os riscos de danos nesse equipamento.
Vamos conferir?
Transporte de transformadores e os riscos durante sua movimentação.
A movimentação de cargas pesadas e equipamentos de grande porte exige cuidados ao longo de toda a cadeia logística.
Na movimentação e transporte de transformadores existem riscos de avarias que podem comprometer diretamente a integridade do equipamento. Ainda mais se for o transporte de grandes transformadores.
Algumas das avarias possíveis de ocorrer são:
Danos estruturais
Durante a movimentação e transporte de transformadores pode ocorrer danos estruturais, como deformações no chassi ou nos tanques, trincas ou rachaduras, ou quebras nos suportes dos isoladores. Esses danos podem afetar não só o desempenho do transformador, como até causar acidentes durante o seu funcionamento.
Vazamentos
Vazamentos nos tanques de óleo isolante ou nos sistemas de refrigeração são outra grande possibilidade de avaria no transformador durante o transporte. Esses vazamentos podem causar danos aos componentes internos do transformador ou contaminar o meio ambiente.
Danos elétricos
Choques ou vibrações durante a movimentação de transformadores são uma das maiores causas de danos elétricos ao transformador. Um bom exemplo é a ruptura do isolamento elétrico entre as bobinas, que pode levar a curtos-circuitos ou falhas de isolamento.
Deslocamento dos componentes
Outra avaria durante o transporte de um transformador causada principalmente por vibrações é que os componentes do transformador se deslocam de sua posição correta. Isso pode afetar a precisão das medições elétricas, resultando em danos ao equipamento ou até mesmo em riscos para a segurança.
Danos aos acessórios
Os acessórios do transformador, como os conectores de alta tensão, os cabos e os disjuntores, também podem ser danificados durante o transporte. Isso pode levar a interrupções na operação do transformador, além de problemas de segurança.
Repare que se a movimentação e transporte do transformador não for monitorada ou controlada, pode ocorrer problemas que impactam os custos da empresa, a segurança dos colaboradores e, porque não, a transportadora do transformador.
Portanto, existem níveis de vibrações e de impactos ocasionados durante o deslocamento rodoviário, marítimo ou ferroviário que podem provocar prejuízos visíveis e invisíveis ao funcionamento do equipamento.
Diante disso, quais medidas adotar para minimizar o risco de avarias no transporte de transformadores?
Como evitar que ocorram avarias no transporte de transformadores?
Para evitar avarias no transporte de transformadores, concessionárias de energia, como Celesc, Furnas e Energisa, assim como Fabricantes de transformadores, como Weq, Siemens, Abb e GE, contam com os Registradores de Impacto ShockWatch®.
O registrador de impacto para transformadores ShockWatch® ajuda a detectar, monitorar e minimizar os danos porque monitora parâmetros críticos e fornece evidências sobre situações durante o transporte que possam ter comprometido a integridade, desempenho ou operação segura do transformador ou reator.
Por meio do monitoramento contínuo das condições de impacto, de vibração e ambientais, os indicadores registram a direção, a amplitude e a duração dos impactos, assim como a temperatura interna durante o transporte.
Os sensores opcionais oferecem ainda o registro de temperatura, umidade, pressão atmosférica, inclinação ou rolagem. O módulo GPS/GPRS de rastreamento disponível também possibilita uma identificação precisa do local do manuseio inapropriado ou da exposição às condições desfavoráveis.
Todos os modelos de registrador de impacto para transformadores possuem as seguintes funcionalidades em comum:
- Tecnologia de acelerômetro piezoelétrico triaxial, testada no campo
- Unidade autônoma, sem cabos ou fios
- Níveis de alarme definíveis pelo usuário
- Luzes LED para notificações visuais
Confira os principais benefícios no uso do registrador de impacto para transformadores:
- Prestação de contas: Fabricante, Transportador e Concessionária (cliente final);
- Histórico digital: Avaliação de Padrão – condições do transporte (impactos, vibrações, Umidade, Pressão);
- Recurso de Filtro de Corte – Hz. Elimina “efeito sino” proveniente do tanque de transformador/reator;
- Planejamento de rotas;
- Suporte Técnico: Decisões precisas – custos (inspeção interna);
- Plataforma flexível: o mesmo software Fabricante, Transportador e Concessionária (cliente final);
- Suporte técnico em Português;
- Reutilizável, leve, pequeno – Smartphone.
Com os Registradores de Impacto ShockWatch®, é possível controlar, garantir e estender a qualidade dos equipamentos por meio de uma rastreabilidade eficaz e segura.
Conheça a AHM Solution do Brasil e as soluções para o seu setor em nosso site.